15 jul Energia e Desenvolvimento Sustentável
O Workshop Internacional sobre Avaliação de Impactos Ambientais de Complexos Eólicos Offshore, realizado nos últimos dias dias 2 e 3 de junho em Brasília, reuniu cinco especialistas europeus e dezenas de atores relacionados ao setor energético no Brasil para compartilhar experiências e discutir boas práticas adotadas no Brasil e na União Europeia (UE).
As informações reunidas em workshop internacional realizado pelo Ibama servirão de base à elaboração de Termo de Referência (TR) padrão para Estudos Ambientais de Complexos Eólicos Offshore. O documento estará disponível para Consulta Pública em dezembro de 2019.
A energia eólica offshore é uma das fontes renováveis mais eficientes e está sob alta demanda no mercado mundial, uma vez que ajuda na redução das emissões de CO2 (gás carbônico) e substitui os combustíveis fósseis. A instalação da energia eólica marítima permite o uso dos ventos fortes e consistentes vindos do mar. (…) Desse modo, o índice crescente de investimentos privados e governamentais e a preocupação com o meio ambiente, fazem com que esse setor de energia seja promissor no crescimento global do mercado.
Para o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Sandoval Feitosa, que compôs a mesa de abertura do evento, a geração eólica offshore ajuda a diversificar a matriz e amplia a participação de energias renováveis no setor elétrico brasileiro. “Temos ciência que para permitir a evolução sustentável dessa matriz em nosso país precisaremos de uma regulação moderna que apoie a inovação e conduza ao desenvolvimento sustentável dessa tecnologia”, disse.
Estudos técnicos já têm sido feitos no Brasil para verificar sua potencialidade energética. Apesar de esbarrar nos altos custos de instalação das usinas elétricas e na falta de regulação específica, com o mercado eólico offshore, o país tem a possibilidade de atingir valores próximos a R$ 195,00 por MW/h em 2027, equiparando a outras fontes de energia. A ascensão da demanda por energia eólica offshore, beneficia, além do meio-ambiente, os participantes desse setor no mercado global, devido à possibilidade de oportunidades lucrativas.
“A energia eólica marítima representa uma oportunidade futura significativa. Os recursos são estáveis, abundantes e a aceitação pública é maior. Governos e investidores estão investindo mais em projetos offshore, onde grandes reduções de custos são necessárias para alcançar competitividade. O apoio da União Europeia à investigação e à inovação está principalmente orientado para reduzir os custos e aumentar o desempenho e a confiabilidade da energia eólica offshore”, disse gerente de Programa da Delegação da EU no Brasil, Lise Pate.
No Comments