Conheça as principais doenças que o saneamento básico previne

Conheça as principais doenças que o saneamento básico previne

Dia 5 de agosto é datado o “Dia Nacional da Saúde”, o dia foi elaborado e oficializado para conscientizar a população sobre o cuidado com o bem-estar, qualidade de vida da população e a prevenção de doenças. Algumas pessoas não compreendem a relação entre o saneamento e com a saúde, mas o que todos precisam saber é que há uma ligação estreita e completamente conectada, pois o saneamento previne diversas enfermidades.

O Brasil é país que apresenta deficiências com os serviços de água e esgoto e apresenta centenas de áreas irregulares, sabemos que são mais de 35 milhões de brasileiros sem o acesso ao atendimento de água. Já quando falamos de esgoto, cerca de 100 Milhões de brasileiros não têm acesso a coleta de esgoto, apenas 44,92% dos esgotos do país são tratados.

A ausência de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto tem impacto direto em diversas áreas da sociedade, desde educação, saúde pública e qualidade de vida. O Lançamento do esgoto in natura impacta principalmente as áreas irregulares, desencadeando inúmeros prejuízos.

De acordo com dados do estudo Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento brasileiro 2017 – Instituto Trata Brasil e Organização Mundial da Saúde (OMS), se 100% da população tivesse acesso à coleta de esgoto haveria uma redução, em termos absolutos, de 74,6 mil internações. 56% dessa redução ocorreria no Nordeste onde os índices são gritantes.

A quantidade de doenças que a falta de saneamento básico pode causar é enorme, você pode conferir algumas que separamos na lista abaixo!

Histórico de doenças por veiculação hídrica (2010 – 2017)

Em 2010, a incidência de internações por doenças associadas à falta de saneamento para cada 10 mil habitantes foi de 31,83 – ano com a maior taxa. Esse índice reduziu timidamente com anos posteriores, mas ainda não representa uma melhora significativa. No país, em 2017 essa incidência de internações por doenças associadas à falta de saneamento foi de 12,46 internações por 10 mil habitantes.

Dessas doenças, a dengue é de longe a doença com a maior quantidade de internações. Só no ano de 2017 foram registrados cerca de 19.776 casos, quase 10 vezes mais que o número de casos de leptospirose, que é a segunda doença com mais internações no Brasil. Em contra partida, houve uma baixa de quase 55 mil casos de 2010 até 2017, mas mesmo com essa melhora, o número ainda é altíssimo.

Fonte: http://www.tratabrasil.org.br/blog/2018/08/07/doencas-saneamento-basico-previne/

 

 

No Comments

Post A Comment

Como podemos ajudar-lo?
Escanear o código