Florianópolis está próxima do limite de abastecimento de água, aponta pesquisador da UFSC

Florianópolis está próxima do limite de abastecimento de água, aponta pesquisador da UFSC

Florianópolis está numa situação próxima do limite de abastecimento de água.

A opinião é do professor Ramon Lucas Dalsasso, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, em entrevista ao programa Condomínio Legal da Rádio CBN Diário , no último sábado (7). O especialista escreveu um artigo em 1996 em que previa o limite de disponibilidade hídrica para a capital em 26 anos. Já se passaram 24 anos e o cenário, segundo ele, é bem preocupante.

“Nós estamos numa situação de limite de recursos e ainda ocorrência de estiagem. Cria-se essa dificuldade de abastecimento de água. O nosso estudo está mais atual do que nunca. A previsão já aconteceu”, diz Dalsasso.

O artigo é assinado, além do professor Dalsasso, por Cesar Augusto Pompêo e Zoraia Vargas Guimarães, e foi apresentado no Congresso Internacional do México em 1996. Naquela época, Florianópolis tinha população de 285.590 habitantes e não havia ainda captação de água na Lagoa do Peri, no sul da ilha.

Atualmente, segundo o IBGE, a capital tem 508.826 habitantes.

O artigo apresentava uma preocupação com o crescimento da cidade:

 “No modelo de desenvolvimento atual, observa-se que a produção de esgotos e resíduos sólidos, a degradação do meio ambiente e a demanda por água potável, crescem com o aumento populacional, enquanto o número de mananciais permanece constante; e é esta certeza de que rios, lagos e outras fontes, não nascem de um dia para outro, que nos leva a questionar certos limites, como o do próprio desenvolvimento, e neste caso particular, a ocupação territorial”.

O pesquisador das UFSC apresenta como soluções a construção de reservatórios de água, para armazenar nos períodos de chuva e utilização nos períodos de estiagem. Outro caminho apontado é captar água do Rio Tijucas, porém, a um custo bastante alto – a água teria de viajar cerca de 50 quilômetros. A construção de uma adutora desse tamanho iria aumentar o custo de produção.

O professor participou do Programa Condomínio Legal do último sábado (7) na Rádio CBN Diário. Confira a entrevista:

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/renato-igor/florianopolis-esta-proxima-do-limite-de-abastecimento-de-agua-aponta

No Comments

Post A Comment

Como podemos ajudar-lo?
Escanear o código